Nascida em Lisboa em 1970, Filipa Poêjo inicia estudos de música na Fundação Musical dos Amigos das Crianças, onde conclui o curso geral de Violino na classe da Professora Leonor Prado. Em 1991 ingressa na Escola Superior de Música de Lisboa e frequenta as classes do Professor Khatchatour Ahmirkhanian, em violino, e da Professora Olga Prats, em música de câmara, terminando o Curso Superior de Violino em 1994.
Em 1995 é admitida na classe do Professor Gerardo Ribeiro na Northwestern University em Chicago, onde foi bolseira da Secretaria de Estado da Cultura, do Instituto Português da Juventude e da Northwestern University School of Music. É aluna do famoso Quarteto Vermeer e participa em masterclasses do Borodin String Quartet e do Ying String Quartet. Obtém o Master of Music em 1997.
Entre 1987 e 1993 é membro efectivo da Orquestra Sinfónica Juvenil, com a qual se apresenta como solista. Integra diversas orquestras de jovens internacionais, tais como a Orchestre des Jeunes de la Mediterrannée e a Jugendsinfonieorchester Nordrhein - Westfalen, realizando concertos em países como Alemanha, Angola, China, Egipto, Espanha, EUA, França, Grécia, Holanda, Israel, Itália e Turquia. Participa em vários festivais de música, sendo de destacar o Festival Internacional de Spoleto, integrando a Orquesta Sinfonica di Festival dei Due Mondi (1996) - Itália.
Foi músico convidado da Orquestra Sinfónica da RDP, Orquestra do Teatro Nacional de São Carlos, Nova Filarmonia Portuguesa, Capela Real, Orquestra Régie Sinfonia e Orquestra Metropolitana de Lisboa. Colabora regularmente com a Orquestra Gulbenkian e a Orquestra Sinfónica Portuguesa.
Membro fundador do Quarteto Lusíada, grava dois CD's com o grupo - Syllabas (Strauss) e «Ó Meu Menino Jesus» (EMI - Valentim de Carvalho) - e realiza inúmeros Concertos por todo o país.
Em 1996 faz uma especialização em pedagogia Suzuki com uma das mais proeminentes pedagogas de violino da actualidade - Betty Haag. Sob a sua orientação, obtém o Certificado Internacional Suzuki. Lecciona no Talent Music Institute of Des Plaines em Chicago, a convite da Prof.ª Betty Haag, com a qual mantém ainda hoje uma estreita colaboração profissional. É membro da American String Teachers Association.
Em 1997 regressa a Portugal, tendo fundado um ano depois, com Rui Fernandes, a orquestra Os Violinhos com a qual se apresenta regularmente, tendo efectuado centenas de concertos por todo o país. Com esta formação efectua ainda digressões aos EUA, Itália, República Checa, Áustria, Dinamarca, Noruega e Suécia.
Realiza, desde então, Masterclasses em diversas escolas e conservatórios e, de 2004 a 2006, colabora com a Escola Portuguesa de Moçambique, efectuando regularmente masterclasses e concertos em Moçambique e na África do Sul.
É actualmente professora de violino na Academia de Música de Lisboa, tendo os seus alunos obtido os primeiros prémios nos principais Concursos de violino, nacionais e internacionais, realizados em Portugal.